Entrimagens

caminhadas na Zona Sul

na frequência da lentidão e da curiosidade: caminhar

Neste conjunto apresentamos fotografias criadas em câmeras digitais por crianças com até 5 anos e 11 meses e frequentadoras do CEI e da EMEI |1 do CEU Alvarenga, bairro da Pedreira, zona sul da cidade de São Paulo. À época acolhidas institucionalmente por Renata, Luci e Leandra. Trata-se de imagens que resultaram do projeto Olhar sobre a cidade: fotografia e desenho na construção de imagens sobre São Paulo a partir das escolas municipais de educação infantil |2. Foram produzidas centenas de imagens e escolhidas algumas com o intuito de trazer elementos para pensarmos concepções e representações das crianças sobre o bairro e demais locais em que vivem ou experimentam e constroem seus cotidianos. Essas imagens são frutos de caminhadas por locais previamente planejados pelas crianças e adultas – professoras, gestoras, pesquisadoras – que acompanhavam o projeto. Apesar de um plano inicial, os caminhos eram alterados a partir do mero ato de caminhar e dos interesses suscitados.  Como afirma Francesco Careri, é importante encarar que parar enquanto caminhamos faz parte do processo de apreensão do espaço e lugar por onde passamos.  

Neste conjunto de imagens temos fotos produzidas pelas crianças em um bosque situado atrás do CEU Alvarenga frequentado mais comumente por jovens e adultos. Soma-se a essas fotografias parte de outro conjunto derivado de caminhadas pelas ruas do bairro e dentro do próprio CEU. Inegavelmente a fotografia é um instrumento que nos faz pensar. Há neste conjunto mais um convite a pensar por imagens sobre a cidade, sobre as meninas e meninos que também a criam como obra cotidianamente. 

Duplas de crianças ficaram com uma câmera fotográfica digital compartilhando-a de acordo com suas intenções de fotografar. Isso ocorreu no ano de 2012. São fotos das coisas comuns existentes nas ruas da Pedreira: bares, portas de casas, aquário com peixe, bicho de pelúcia dispensado por outrem como lixo e redescoberto pelas crianças, entre outras, a critério das escolhas das crianças fotógrafas. 

As imagens repercutem diferentemente a cada pessoa, de qualquer idade, que as acessem. O intuito é pensar a cidade e suas inúmeras relações, locais e práticas sociais com imagens produzidas pelas crianças e que isso se esparrame para diferentes outros locais e provoque outros pensamentos e desejos, inclusive a reivindicação do direito de caminhar, de pausar e de olhar. Andar com as crianças pelas ruas é abrir-se à possibilidade de conhecer cada rua, cada pessoa encontrada pelos caminhos: avós, parentes, amigas. 

Marcia Gobbi 

 

1| CEI Centro de Educação Infantil e EMEI Escola Municipal de Educação Infantil e CEU Centro de Educação Unificado, como denominados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 

2| (MCTI‌ ‌/CNPq‌ ‌/MEC/CAPES‌ ‌Nº‌ ‌18/2012‌ ‌-‌ ‌Ciências‌ ‌Humanas,‌ ‌Sociais‌ ‌e‌ ‌Sociais‌ ‌Aplicadas).

 

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