Entrimagens

Saiba Mais O projeto de pesquisa Imagens de São Paulo: moradia e luta em regiões centrais e periféricas da cidade a partir de representações imagéticas criadas por crianças moradoras de ocupações ancorado junto ao grupo de pesquisas Crianças, práticas urbanas, gênero e imagens, coordenado pela professora Marcia Gobbi (FE-USP), se desdobrou em várias questões, curiosidades, estudos e outras pesquisas.

ocupacriança


O OcupaCriança é derivado deste projeto e tem como um de seus principais objetivos conhecer com crianças, desde bebês, os modos de viver e lutar por moradia dentro de ocupações de edifícios e terrenos que não cumprem sua função social situados no município de São Paulo. Buscou-se conhecer como as crianças vivem e representam o viver nesses espaços da cidade e como é construída a infância em lutas pelo direito à habitação e à cidade. Como recursos metodológicos para a pesquisa usamos fotografias e desenhos compreendidos como agentes capazes de evidenciar e provocar reflexões e mudanças. Incluímos parte do acervo de fotografias resultantes da pesquisa com o desejo de que elas possam contribuir com reflexões sobre a infância, provocando diálogos e, quem sabe,  mais questionamentos e outras pesquisas.

Fotografias

Caminhar é ato de criação. Nesta coleção trazemos fotografias de caminhadas com crianças moradoras de ocupações de edifícios e visitas a alguns espaços que se alteram com suas presenças. Há também o registro de oficinas de desenho e pintura realizadas nas Ocupações Mauá, Prestes Maia e Ipiranga.