imagens de São Paulo: pinhole e as crianças
As fotos pinhole disponíveis neste conjunto de imagens deriva do projeto Olhar sobre a cidade: fotografia e desenho na construção de imagens sobre São Paulo a partir das escolas municipais de educação infantil |1. Utilizando a produção de expressões plásticas como a fotografia, buscou-se conhecer nesta pesquisa algumas das possíveis representações da cidade construídas por crianças de 3 a 5 anos e 11 meses frequentadoras de CEIs (Centros de Educação Infantil) e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil). Há ainda muito a saber sobre os pontos de vista e representações sobre a cidade, particularmente das crianças com bem pouca idade.
Creches e pré-escolas públicas foram pontos de partida para o desenvolvimento da pesquisa devido às relações mantidas com a comunidade do entorno, via de regra local em que as crianças habitam. Esses ambientes são concebidos como interlocutores e mediadores entre pesquisadoras, crianças e cidade, espaço público em que culturas infantis, democracia e inúmeras relações são aprendidas e construídas.
Fotografar é viver historicamente, e é também dialogar com o mundo visível e registrá-lo, não como cópia, mas como outra criação possível. É uma entre tantas formas de organizar o mundo e, quem sabe, colaborar com a construção de outros possíveis, justos e com as crianças.
As fotos aqui encontradas resultam de saídas fotográficas feitas pelos bairros de algumas subprefeituras da cidade onde estavam situadas EMEIs e CEIs. Essa produção deriva de relações com diferentes campos e instituições às quais as crianças frequentam e onde se constituem como sujeitos e sujeitas desde que nascem. Trazemos algumas imagens, todas criadas por meninas e meninos, ao longo de 2014. As fotografias pinhole são uma extensão do projeto que estava em curso. O pinhole é uma técnica artesanal em que são usadas latinhas, caixas ou sacos em que se faz um quase imperceptível furo com uma agulha pelo qual capta-se imagens. Para produção das imagens deste conjunto foram usadas latinhas feitas pelas crianças em oficinas de construção destas câmeras artesanais.
Marcia Gobbi
Maria Cristina Stello Leite
1| (MCTI /CNPq /MEC/CAPES Nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas).